21.3.11

Conversa de irmãos professores...

Cansada com a rotina de preparar aulas, avaliar, aceitar mais aulas. Preparar aula, preencher fichas, preparar aula... no dia 16/03 postei o seguinte comentário no FB:
"Até que ponto vale realmente a pena se entupir de aulas?"
E cada vez mais oportunidades aparecendo, mais "sins" de minha parte, e menos tempo para a minha própria existência.
Até que no dia 21/03, meu irmão, também professor, posta o seguinte comentário:
"Muito tempo pra fazer prova, muito tempo pra corrigir prova. Tudo o que você assiste, ouve ou lê, faz pensando se pode servir nas aulas, se cabe como uma questão de prova, se vira um trabalho extra classe. E você só recebe pelos 50 minutos em sala de aula."
Aí parei para refletir (mais uma vez) sobre quão injustas são as coisas para o professor.  Nosso trabalho nunca se resume à sala de aula, na verdade, a sala de aula é a concretização de todo o nosso trabalho. As correções e as burocracias são os adendos da profissão.
Entretanto, o quero registrar mesmo é o seguinte pensamento do Rafa:
"mas vê se dá pra inverter as coisas: não é que nosso trabalho seja integral, que tudo o que fazemos é pensando no trabalho; o nosso trabalho é que permite pegar elementos da vida: o nosso material de trabalho é a própria vida que acontece em todo o tempo. pensando assim, ser professor fica sendo uma coisa linda."
 De verdade? 
Ser professor é coisa linda!


Nenhum comentário: